Notice: The language 'en' has to be added before it can be used. in /storage/dominios/www.rhjbv.com/library/Zend/Translate/Adapter.php on line 430 Notice: No translation for the language 'en' available. in /storage/dominios/www.rhjbv.com/library/Zend/Translate/Adapter.php on line 443 JBV | Soluções em Recursos Humanos

Notícias JBV

Tercerização de Serviços

Data:18/06/2012 00:00:00

Junho de 2012 | Vanci Magalhães

img

 

 

Profissão: Psicóloga Organizacional e Diretora da empresa JBV Soluções em Recursos Humanos.Frase de Efeito: A contratação de pessoal temporário, em épocas sazonais, é a solução mais prática e flexível para resolver as necessidades de picos sazonais.

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. MBA em Gestão Empresarial. Habilitada como analista Quântica pela empresa Quantum. Analista DISC.

A contratação de pessoal temporário em épocas sazonais através da Lei 6.019/74 é a solução mais econômica, rápida, prática e flexível para resolver as necessidades de picos sazonais, projetos especiais, substituições de pessoal efetivo em férias, lançamento de novos produtos, licenças ou imprevistos. O contrato temporário tem a duração de até 90 dias, podendo ser prorrogado por até mais 90 dias, mediante simples comunicação ao Ministério do Trabalho. Apenas Consultorias credenciadas pelo MT como a JBV Soluções em recursos Humanos e que estiverem regulamente em dia com as obrigações fiscais e sociais podem admitir profissionais com base nesta lei.

1. Vanci, Quais principais serviços terceirizados são contratados?
Os serviços terceirizados se dividem em Mão de obra temporária e mão de obra Terceirizada.
2. O que a lei fala sobre Contratações Temporárias?
A Lei 6.019/74 permite aumentar o quadro de pessoal por motivo de acréscimo de serviços extraordinários bem como por substituição do empregado afastado por qualquer razão, do quadro regular de pessoal da empresa, dentre os quais podemos destacar férias, gestação, problemas de saúde ou acidente de trabalho. No caso de substituição de empregado o período do contrato há que ser o do afastamento daquele, limitados em principio a (90) noventa dias, podendo ser renovado mediante oficio ao MT por até mais (90) noventa dias. Em caso de serviços extraordinários os períodos também devem ser respeitados sendo os contratos firmados de acordo com a necessidade iminente obedecendo ao período máximo de 180 dias corridos.
Exceto o aviso prévio, a multa de 50% do FGTS e a estabilidade, os demais direitos trabalhistas são assegurados ao trabalhador temporário, que assim pode participar, ainda que pôr um breve período, da escala produtiva, enquanto o empregador supre sua necessidade de produzir,sem mais burocracias
3. O que é Terceirização de Mão de Obra?
A terceirização é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações. Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas. Para evitar problemas desta natureza a JBV Soluções em Recursos Humanos esta para seus clientes como um orientador na direção do sucesso procure nossa área comercial e saiba mais desta prática de administração de profissionais em sua empresa.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios. Esta modalidade libera o empregador para ocupar-se plenamente da produção e dos objetivos de sua empresa, deixando a burocracia dos registros fiscos / legais para a Consultoria da JBV soluções em recursos Humanos, que administrará o pessoal conforme os dispositivos legais contidos na CLT.
Os serviços de terceirização de pessoal limitando-se apenas que os mesmos não realizem funções relacionadas diretamente a atividade-fim do Cliente. Fornecemos amplo banco de dados que possibilita realizar uma rápida substituição de colaboradores.
Esta solução proporciona a continuidade das operações, sem interrupção das atividades e evita a burocracia referente aos encargos administrativos e trabalhistas, incrementa a força de trabalho sem o aumento do quadro de funcionários efetivos e melhora substancialmente os índices de produtividade sem aumentar os custos operacionais da empresa.
4. Que ligação uma empresa terceirizada cria com a empresa que presta serviços?
Independente de ser temporário ou terceirizado tem de existir um espírito de parceria, pois quem estará com o funcionário no dia a dia é a empresa contratante dos serviços da terceirizada.
5. O que a empresa contratante espera de uma terceirizada?
Quando as empresas contratam empresas de terceirização elas buscam de imediato minimizar custos internos e diminuir preocupações e possíveis problemas que venham a ter com colaboradores desta forma elas esperam que as terceirizadas minimizem cada vez mais seu trabalho e preocupações.

 

Compartilhe: